segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Farra do boi na Amazônia!!!

O Brasil é hoje, o quarto colocado no ranking mundial de emissões de CO2. 75% dessas emissões, são causadas pelo desmatamento de nossas florestas, no caso a Amazônia...Desses 75% de emissões, 59% são provenientes de áreas desmatadas para o uso ilegal da pecuária.
A cada 18 segundos, um hectare de florestas é derrubada para a criação de gado. Uma pesquisa realizada pelo Greenpeace, mostra um crescimento de 5 % no rebanho brasileiro na região Amazônica, que corresponde há 10 milhões de cabeças de gado, sendo que o Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo com 250 milhões de cabeças de gado. Na Amazônia, são 3 cabeças de boi per capita, no Mato Grosso esse número aumenta para 7 cabeças per capita.
Atualmente, 80 % das áreas desmatadas são ocupadas pela pecuária, levando o Brasil a se tornar o maior exportador de carne bovina do mundo. Empresas como Bertin, JBS, Marfrig são as grandes responsáveis pelo desmatamento, além do governo brasileiro que financia, através do BNDES, créditos para essas empresas.Para se ter uma noção desse investimento, o BNDES possui 27% das ações da Bertin, 13% da JBS ( Friboi) e 15% da Marfrig. Mas não são somente essas empresas os responsáveis, os grupos Carrefour, Wal-Mart,Makro e Pão de açucar também contribuem por comercializar essa carne proveniente de áreas desmatadas, porém na semana passada após denúncia do Greenpeace, essas grandes empresas romperam os contratos que tinham com os frigoríficos passando a exigir algum tipo de controle sobre o boi que vem da amazônia. Outras marcas globais como Nike, Adidas, Audi,Honda, entre outras, acabam sendo parceiras silenciosas do crime, pois utilizam, o couro e outros derivados do boi na fabricação de seu produtos, todos provenientes da Bertin que além de ser a maior exportadora de carne do Brasil é também a segunda maior de couro do mundo.
O governo Lula diz em reduzir o desmatamento em 72% até 2018, mas é muito difícil de acreditar sendo que hoje, o país ocupa 30% da fatia de mercado mundial de carne e quer subir para 60% até 2018, ou seja, como o governo quer reduzir o desmatamento se ele mesmo financia boa parte disso tudo, seria o dobro de share no mercado mundial, lembrando que para aumentar esse share, precisará de mais terras, logo, a Amazônia provavelmente se transformará num imenso pasto, se já não é né!!
O que fazer então?: Industrias e frigoríficos; Parar de negociar com fazendas ou empresas envolvidas no desmatamento recente da Amazônia; apoiar uma moratória imediata no desmatamento; impulsionar a inclusão de critérios ambientais no atual sistema de rastreabilidade da cadeia produtiva;O Governo, fortalecer a presença do Estado na Amazônia; parar de autorizar novos desmatamentos; parar de financiar empresas que desmatam, entre outras coisas...
Nós como consumidores devemos exigir a procedência da carne bovina que comemos, além de seus derivados, tentar pelo menos consumir menos carne e cobrar do nosso governo atitudes para frear de uma vez o desmate na Amazônia.
Para maiores informações acesse: http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/gado
http://www.greenpeace.org.br/gado/fotos_apyterewa.html links para imagens...

Aloha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário