domingo, 27 de setembro de 2009

" O Processo é Lento"



Dias atrás, como de costume, comprei a revista Trip para ler. Na capa vinha a frase DESACELERAÇÃO, como editorial daquela edição.

Mas o que seria a Desaceleração, propriamente dita ? ?

Para alguns, é o simples fato de " tirar o pé do acelerador", diminuir a velocidade sobre todos os aspectos, tanto ambientais como sociais.

O meio ambiente por exemplo, passa por um processo contrário, o de aceleração causando a sua destruição. O consumo cada vez maior, faz com que aumente as catastrofes naturais como chuvas torrenciais, tornados, furacões, o aumento de gases do efeito estufa ( CO2) entre outros problemas causados por nós, através de nossas atitudes.

Quantas vezes não comentamos, de que o ano passou depressa ou aquele dia passou rápido...isto é reflexo do processo de aceleração que estamos vivenciando. Segundo Luiz Paulo Ishibashi, vulgo Japonnn( brother), " O universo está em expansão", acelerando a matéria e consequentemente aumentando a velocidade dos planetas sobre suas órbitas, ou seja, os dias estão cada vez mais rápidos porém não notamos visualmente, mas temos essa sensação.

Há 2 meses me mudei da frenética São Paulo para encontrar uma qualidade de vida melhor. A convite de brothers, cheguei em Navega Surf City, Navegantes, litoral norte de Santa Catarina.

É uma cidade de aprox. 70 mil habitantes, com 14 km de praia, cercados por uma faixa de mata nativa considerada APPs ( foto acima). Área de Preservação Permanente.

Nunca pensei encontrar uma área dessas aqui. Após trabalhar 3 anos no Greenpeace, participando de diversas atividades em defesa do meio ambiente, cobrando do governo federal justamente as tais APPs e APAs ( Área de proteção ambiental), hoje me deparo com uma praia que " tenta" entrar no contexto de " preservação". Digo tenta porque a sua própria população e seus governantes não olham pro lugar que tem.Por ser uma cidade portuária, ( PortoNav) não é difícil de se ver grandes manchas de óleo espalhadas no mar, causadas pelo entra e sai de navios a todo momento...Presenciei várias vezes o esgoto desenbocando direto no mar, mas mesmo assim a natureza ainda luta contra o homem e entre uma queda e outra de surf, surgem os Botos, que saem dos rios Itajaiaçu e Mirim,para se alimentarem no mar proporcionando um show de imagens saltando sobre as ondas.

Navega, que é uma cidade que está em um crescente desenvolvimento, ainda consegue viver o que chamamos no começo deste texto de Desaceleração.

Aqui não se vê aqueles corredores de luzes imensos formando kilometros de trânsito, o espaço é dividido entre carroças, zicas ( como é chamado a bike aqui) carros e muitas motos ( principalmente aquela Biz.) porém do contrário de Sp, onde as pessoas estão trocando seus automóveis por bikes para se locomoverem dentro dos centros urbanos, aqui ter carro significa status, mas parece mesmo um trio elétrico de carnaval, a moda é andar de carro com o som alto. É uma salada musical, se é que pode chamar aquilo de música...mas enfim, voltando ao contexto, quase todo o comércio fecha na hora do almoço, a cidade fica parecendo faroeste caboclo, poucas pessoas nas ruas, mas depois tudo volta ao normal até mais ou menos 22hs quando permanece a tranquilidade e a calmaria da city novamente.

Após 25 anos acostumados com a aceleração da metrópole, tento aos poucos e de uma forma equilibrada, entrar no processso de Desaceleração do cotidiano.


" Desacelere já, voce não aguenta mais. O planeta, então, nem se fala.

Não é mais uma escolha: pise agora no freio ou a porrada vai ser forte" ( Revista Trip).


Surf é Hedonismo, cultive-o!!!


Aloha!

4 comentários:

  1. Muito bommm Garoooooto!!!

    ResponderExcluir
  2. aee que beleza mermão... gostei de ver.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. El Magro, irieee!!!
    Abraços e boa sorte ai no Sul.
    Aloha!
    Edi

    ResponderExcluir
  4. Meu, como você conseguiu largar Sp e ir pro interior, tenho muita inveja de quem conssegue se desligar desse mundo frenético e fazer essa escolha que realmente proporciona uma qualidade de vida bem melhor. kkkkkkkk

    bom Mano, parabéns pelos textos, me manda seu e-mail depois pra eu te avisar das novas do quintal.

    abração e continue assim.

    vladimirarruda@gmail.com

    ResponderExcluir