terça-feira, 22 de junho de 2010

Petróleo ao Mar...Keep the ocean clean!!!

Há pouco mais de 2 meses, ocorreu no Golfo do México um dos maiores e piores desastres ambientais da história. Após acidente na plataforma de petróleo da BP (British Petroleum) na qual explodiu, milhões de litros de petróleo bruto não param de vazar.
Segundo a própria empresa, logo no início do acidente, foi anunciado que estaria vazando aproximadamente 5 mil barris por dia, dado este atualizado no dia 20/6 que passou para 100 mil barris por dia.
A empresa responsável admitiu o erro, mas tenta encobertar dados para não se prejudicar ainda mais, especialistas da área de economia afirmam que a empresa está entrando em falência, pois o custo do desastre com a tentativa de contenção e indenizações ultrapassam a casa dos 30 bilhões de dólares. As ações na bolsa de Nova York despencaram 40% desde o início do incidente. O presidente Americano Barack Obama afirmou que a empresa será totalmente responsabilizada por todos os danos envolvidos, porém o meio ambiente não suportará toda esta carga de petróleo despejada nos oceanos que já atingiu a costa americana.
O tamanho da mancha de óleo, se comparado no litoral brasileiro, ocuparia o estado inteiro do RJ, parte de SP e MG.
A Petrobrás enviou técnicos para o Golfo do México, a fim de captar informações e experiência na contenção do vazamento. Agora fica uma pergunta: será necessário a extração do pré sal? E se caso ocorrer acidente parecido aqui no Brasil? Como a empresa lidaria com a situação se ainda não existe uma forma de lidar com este caso.
A empresa norte americana tenta de todas as formas conter, mas até o momento os recursos foram em vão...
Sim é possível vivermos em harmonia com o meio ambiente de forma sustentável, desde que o homem deixe de lado o Antropocentrismo e passe a adotar Ecocentrismo, no qual o centro de tudo estaria o meio ambiente e não o homem. São filosofias difíceis, por um lado precisamos de tal recurso, por outro, esses recursos estão se esgotando, causando impactos significantes no nosso ecosistema por conta da ganância em prol do dinheiro, passando por cima de qualquer filosofia ou interesse...
Fica aí, algo para pensarmos, no que realmente queremos para o futuro das próximas gerações, um mundo um pouco mais limpo, digno, sustentável ou um colapso mundial!!!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário