terça-feira, 31 de março de 2009

Cultura Skate


O Skate foi criado na década de 60, por surfistas californianos que queriam encontrar uma forma de surfar na falta de ondas. Criaram então o "sidewalk skate" que mais tarde passou a ser chamado de skate somente, 2 truques, 4 rodas e uma tábua de madeira.
Nessa época o skate ainda era pesado e sem muita instabilidade nas rodas feitas de concreto ou sabão. Foi quando em 1973 o norte americano Frank Nasworthy descobriu as rodinhas de uretano que desenvolveu o esporte, elas deslizavam muito mais e possuiam maior aderência no asfalto.
Através dos lendários Z-boys, o skate passou a ser reconhecido. Eram um grupo de jovens surfistas que moravam em Venice na Califórnia que começaram a invadir as casas com piscinas vazias ( a Califórnia passava nesta época por um racionamento de água devido a seca) para realizar manobras de skate ( o famoso bowl) além de andar loucamente pelas ruas...Formaram então a equipe Zephyr que passaram a participar de campeonatos e daí saíram nomes pioneiros como : Stacy Peralta, Tony Alva, entre outros. Vale a pena assistir os filmes: "The Lords of Dogtown" e o documentário " Dogtown Z-boys".
A partir dos anos 80,Roadney Mullen desenvolveu manobras como: flip, heelflip, kickflip, rockslide, body varial, etc...aprimorando o Street style. Na mesma época, surge Tony Hawk, especialista no Vertical, inovando com sua criatividade, ultrapassando todos os limites ditando regras de como se deve andar em um half pipe, considerado hj o maior skatista de todos os tempos. Na década de 90, aparece, Bob Burniquist, brasileiro que reside nos EUA, revolucionando totalmente os conceitos do skate criando o "Switchstance" vertical, ou seja, manobras de vertical de base trocada, não existe mais lado do skate, frente e trás, aumentando assim uma série de variações de manobras. Nomes de brasileiros passam a ser conhecidos no cenário mundial do skateboarding como: Sandro Dias, Lincon Ueda, Cristiano Matheus, etc...
Hoje o skate é praticado em qualquer lugar, possuindo diversas modalidades:
- Street Style = skate de rua que mescla manobras em bancos de rua, escadas, corrimão, obstáculos qualquer...
- Vert = praticado no Half Pipe com manobras de aéreos usando as bordas do Half.
- Pool Riding = praticado nas piscinas vazias o famoso bowl.
- Big Air = criada por Danny Way para decolar com o skate. Rampa de em média 40 mts de altura...
- Downhill slide = manobras descendo ladeiras em alta velocidade.
- Speed = velocidade total sobre ladeiras "retoside"!!! sinistrooo!!!









Pratique Skateboarding


" Skate não é crime"

Aloha!!!

3 comentários:

  1. Boooaaa Salsaróvzki!!!!

    ResponderExcluir
  2. Magrinho, curti pra ca(¨*$(%&$ o post e vou colocar no blog na nossa associação ok?

    www.quintaldoipiranga.blogspot.com

    falow

    ResponderExcluir