terça-feira, 31 de março de 2009

Cultura Skate


O Skate foi criado na década de 60, por surfistas californianos que queriam encontrar uma forma de surfar na falta de ondas. Criaram então o "sidewalk skate" que mais tarde passou a ser chamado de skate somente, 2 truques, 4 rodas e uma tábua de madeira.
Nessa época o skate ainda era pesado e sem muita instabilidade nas rodas feitas de concreto ou sabão. Foi quando em 1973 o norte americano Frank Nasworthy descobriu as rodinhas de uretano que desenvolveu o esporte, elas deslizavam muito mais e possuiam maior aderência no asfalto.
Através dos lendários Z-boys, o skate passou a ser reconhecido. Eram um grupo de jovens surfistas que moravam em Venice na Califórnia que começaram a invadir as casas com piscinas vazias ( a Califórnia passava nesta época por um racionamento de água devido a seca) para realizar manobras de skate ( o famoso bowl) além de andar loucamente pelas ruas...Formaram então a equipe Zephyr que passaram a participar de campeonatos e daí saíram nomes pioneiros como : Stacy Peralta, Tony Alva, entre outros. Vale a pena assistir os filmes: "The Lords of Dogtown" e o documentário " Dogtown Z-boys".
A partir dos anos 80,Roadney Mullen desenvolveu manobras como: flip, heelflip, kickflip, rockslide, body varial, etc...aprimorando o Street style. Na mesma época, surge Tony Hawk, especialista no Vertical, inovando com sua criatividade, ultrapassando todos os limites ditando regras de como se deve andar em um half pipe, considerado hj o maior skatista de todos os tempos. Na década de 90, aparece, Bob Burniquist, brasileiro que reside nos EUA, revolucionando totalmente os conceitos do skate criando o "Switchstance" vertical, ou seja, manobras de vertical de base trocada, não existe mais lado do skate, frente e trás, aumentando assim uma série de variações de manobras. Nomes de brasileiros passam a ser conhecidos no cenário mundial do skateboarding como: Sandro Dias, Lincon Ueda, Cristiano Matheus, etc...
Hoje o skate é praticado em qualquer lugar, possuindo diversas modalidades:
- Street Style = skate de rua que mescla manobras em bancos de rua, escadas, corrimão, obstáculos qualquer...
- Vert = praticado no Half Pipe com manobras de aéreos usando as bordas do Half.
- Pool Riding = praticado nas piscinas vazias o famoso bowl.
- Big Air = criada por Danny Way para decolar com o skate. Rampa de em média 40 mts de altura...
- Downhill slide = manobras descendo ladeiras em alta velocidade.
- Speed = velocidade total sobre ladeiras "retoside"!!! sinistrooo!!!









Pratique Skateboarding


" Skate não é crime"

Aloha!!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Day Surf - Bahia

A Bahia é um pico repleto de praias boas para o surf, desde o sul até o norte do estado com fundos de todos os tipos, corais, pedras e areia...algumas delas possui fundos mistos.
Acordei Domingo ( 15/03) as 7 da manhã e fui conferir o mar aqui na frente ( piatã) e tava rolando 1 metrinho liso em pé, foi quando o Michel virou pra mim disse: "ei muleke, bora pegar uma vala boa de qualidade em ipitanga"?
Não conhecia o pico e não tive dúvidas, go surf "muleke"!!!
Pegamos a moto e fomos em direção a Ipitanga. No caminho passamos por vários picos: Farol de itapuã, pedra do Sal, Massacre, Stella Maris, corrente, aleluia, etc... todos quebrando uma boa vala de 1 metro/ 1 metrão na série ( nesta parte do litoral a ondulação segura mais e venta menos), quando o brother vira pra mim e fala que chegamos no pico, Ipitanga. Fiquei de cara ao ver o mar quebrando daquele jeito com pouco crowd e muita onda, direitas e esquerdas abrindo com força e na bancada rasa( fundo de areia com algumas pedras, mas tranquilo de surfar). Surfamos durante umas 2 horas e meia, altas ondas galera voces não tão ligado, até a maré começar a secar e o vento soprando fraco, mas o suficiente para deixar um pouco mexido...
Voltamos pra Piatã para pegar o fim de tarde junto com o Ed ( brother tb) e corremos em direção a terceira ponte ( pico, confiram no waves), mas o mar não estava muito bom, 1 metrão meio fechando e pra passar a arrebentação de pranchão custava braço e muita remada, mas dropava do mesmo jeito lá fora, despencava do lip acelerando numa 9'6...barca praticamente.
Segue algumas fotos como referência dos picos, vale a pena viu!!











É isso aí gang,

Bahia = 100% surf

Aloha!!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Salvador ,terra do Surf e atividades do Green

Saindo de Recife no dia 27/2 ( parabéns mãe pelo niver) cheguei em Salvador - Bahia para agilizar algumas atividades que fizemos pelo Green...
Foram inúmeras, ação no elevador lacerda, marcha contra nuclear, fóruns de clima e a entrega de uma placa a agência nacional de petróleo, a ANP, que é a responsável pela oferta de blocos para exploração do petróleo entorno do banco de Abrolhos...isso é um absurdo, mas enfim, além de mais open boat que teve a presença de 2.500 pessoas no final de semana.
Conheci uma parte do litoral norte de SSA, a praia de Arembepe, localizada no município de Camaçari, um pico paradisíaco sem sombra de dúvidas. Altas ondas com fundo afiado de pedras, "sinissstro".
Pela primeira vez posso dizer: "meu escritório é na praia eu to sempre na área..."
Estou hospedado na casa de um brother o Adrian que tem vários projetos ambientais, um deles é o Ecosurfistas, uma galera que se interessa em manter nosso litoral limpo com muito surf no pé, vejam no you tube ( ecosurfistas), que fica de frente pro pico na praia de piatã, aqui rola uma vala todos os dias na troca de maré. Agradeço aos brothers Adrian, Ed e Michel, pelos bons momentos de surf e amizade!!! é noixxx banca!!!
Depois de quase 20 dias na Bahia, sigo para o Rio de Janeiro atrás de mais atividades e é claro muito surf...100% surf!!!











O tour segue bombando siempre!!!

Aloha!!!

arctic em Recife

Pois é galera, retomando as notícias do tour ( quase que sem tempo para escrever) mas vamo que vamo....
Chegamos em Recife, antes do carnaval para mais um open boat que não deixou de bombar com a presença de 3.800 pessoas durante a visitação no final de semana. Na chegada ao porto, o barco foi palco de vários eventos começando com apresentações regionais de capoeira, maracatu, frevo e um grupo de crianças que tocavam e cantavam músicas ligadas a temas ambientais ( segue fotos). Depois de muitos eventos internos, fóruns de discussões etc, encerramos nossas atividades no pernambuco.
Como ninguém é de ferro, passamos o carnaval em Recife, off line, sem trampo para curtir o que essa terra tem melhor para oferecer, o famoso carnaval né!!!
Tive o prazer de poder assitir shows de Alceu valença, Manu chao, Nação Zumbi, Mundo livre S/A e Lenine, foi do "karalho"!!! vibe total da galera. Durante uma semana fiquei no litoral sul, na praia de Gaibú, vale a pena conhecer viu, altas ondas e muito sol...
Quem quiser conhecer, pode ficar na pousada da Silvia ( brother total) que cobra um precinho justo com café da manhã incluso, pousada águas marinhas, graças a ela peguei onda durante 7 dias consectivos com uma 6'0 pés na medida..show
A pousada é style demais de frente pra praia, se toma café olhando pro mar ou se prefirir em cima do deck...visão privilegiada...





É isso gang, até o momento...

Aloha!!!!