quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Surf - ácido?

Ano novo, vida nova, Surf... muito Surf!!!

Terça feira (6/1) logo que chego ao escritório, abro o computador e checo a previsão de ondas. Ao ver a previsão no Guaru, não tive dúvida, conectei o Rafa ( anão) e o Guigo ( cabronnn) brother, parceiro, que já estava no bom e velho Guaru desde o fim do ano passado, recém chegado da Austrália, Camboja, Tailândia e por ai vai...combinamos de agilizar nosso trampo ( eu e rafa) para conseguirmos pegar o fim de tarde.Pegamos a caranga e descemos totalmente adrenados, primeiro pelas ondas e segundo para rever o brother que havia chegado, fizemos um check nas praias e a melhor opção era o Tombo, quebrando 1 metrão na série, altas ondas. "um belo fim de tarde"!
Acordamos na quarta (7/1) bem cedo, para dar tempo de pegar onda antes de vir trabalhar em Sp. Ao chegar na praia da pitangueiras, estava quebrando 1 metrinho liso, sem vento nenhum e melhor, só os brothers na água, sem crowd...Pura vida, sol, ondas, zero crowd ( até uma certa hora , pq surfar na pitangueiras é que nem a Amazônia, terra de ninguém, cada um faz o que quer, que diga a "rabiada" que dei no Rafa sem querer...foi mal brother!!!rsrs)...mas enfim, altas ondas. Good Vibes, foi demais.
Saindo do mar comentei com os "mulekes"o quanto a água está ácida ainda mais com o sol, combinação perfeita para fritar sua pele. Segue abaixo uma matéria explicando o porque deste fenômeno. Use protetor solar!!!
Subimos a serra para trabalhar de cabeça feita, total no stress para encarar o dia a dia caótico desta cidade.
Agradecimento especial a família "Fedozzi ou Catanomeu" seria..rsrsrs !!!

Aloha!!

Publicada em *24/11/2008*

O globo

O aumento dos níveis globais de dióxido de carbono (CO2) elevou a acidez dos oceanos dez vezes mais depressa do que cientistas haviam previsto no último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês), apresentado no ano passado, informa a edição desta terça-feira do Globo. O impacto ambiental mais imediato é uma ameaça direta a criaturas que formam conchas e carapaças, como numerosas espécies de moluscos e corais. Pesquisadores alertam a acidez vai desequilibrar os ecossistemas marinhos.
Os oceanos absorvem aproximadamente um terço de todo o CO2 liberado na atmosfera por atividades humanas. Quando o CO2 se dissolve na água, ela forma o ácido carbônico, que altera o delicado equilíbrio químico dos mares. Altas concentrações de ácido na água podem afetar numerosos processos biológicos.
Para fazer a pesquisa, os cientistas mediram salinidade e temperatura da Ilha Tatoosh, no litoral do estado americano de Washington. Os pesquisadores observaram que, na natureza, o mar se torna mais ácido numa velocidade muito maior do que a prevista por modelos computacionais.

Um comentário:

  1. Ae cabronito... tava relendo sua matéria sobre a expedição surf-Guarujá no começo do ano! Lembro mto bem desse dia... vc chegando buzinando e causando na frente da minha casa!!! Desacreditei q vc iriam realmente aparecer p/ aquele bate-volta num meio d semana!! Lembro q passamos pela Praia das Pitangueras, mas resolvemos cair msmo no Tombo q, inexplicavelmente, nao tinha ninguem na água! Surfamos altaaaaaas ondas só nós 3 por algumas boas horas naquele fim de tarde! E dia seguinte, desperatador as 6 da matina, partimos direto p/ Praia das Pitangueiras, aonde, mais uma vez inexplicavelmente, nao tinha ninguem dentro da água! Ironicamente, era em pleno mes d Janeiro! Dia repleto d ondas novamente, c/ o mar um pouco menor, "poreeeeeeeeem... ahhhhhhh poreeeeem"... rsrs... mto mais perfeito! Lembro mto bem da rabeada no Rafinha, e em uma esquerda perfeita q era minha - tdo bem... surf c/ os brothers eh assim msmo!!!
    Mas enfim... bom ter lido essa materia d tao longe - daqui das "terra dos cangurus" -, e ter relembrado esse dia... um dos melhores dias d surf do verão todo!
    Absssss

    ResponderExcluir